
Raramente tantas das mais importantes e significativas obras de Anita estiveram reunidas em uma única exposição, enriquecendo a quase inédita visão de toda trajetória da artista em seus melhores, mas também em muitos de seus mais emblemáticos, e, sem dúvida, sofridos momentos.
A exposição Anita Malfatti - 120 Anos de Nascimento engloba trabalhos que compõem o acervo de mais de 70 coleções particulares e de museus, algumas jamais expostas publicamente, abrangendo todas as fases de sua obra.
Anita foi mais do que a catalisadora de um movimento de renovação estética e pioneira da arte moderna no Brasil, título ferozmente defendido por Mário de Andrade. Ou mesmo a martir do movimento modernista, segundo Paulo Mendes de Almeida. Anita foi mais. Foi também aquela que, dentro de uma sociedade patriarcal e autoritária, onde o destino de toda mulher já estava escrito e
definido - casa, convento ou magistério -, ousou e rompeu, afrontando a família e todos em sua volta. No início do século XX, superou e enfrentou com coragem e denodo todas as dificuldades inerentes a uma mulher sem fortuna e com uma grave deficiência física, numa cidade provinciana e com rígidas regras sociais.
definido - casa, convento ou magistério -, ousou e rompeu, afrontando a família e todos em sua volta. No início do século XX, superou e enfrentou com coragem e denodo todas as dificuldades inerentes a uma mulher sem fortuna e com uma grave deficiência física, numa cidade provinciana e com rígidas regras sociais.Ao completar 120 anos de seu nascimento causa admiração a atualidade de Anita que muitas vezes, injustamente tratada pela crítica, surpreendentemente, ou não, desperta um grande carinho e uma emoção tocante nas gerações mais novas.
Luiza Portinari Greggio - curadora
Pioneira
da pintura moderna, Anita Malfatti suscitou enorme polêmica ao expor suas tintas expressionistas no Brasil do começo do século XX. As duras críticas que recebeu, principalmente do célebre escritor - então jornalista - Monteiro Lobato, a transfromaram em uma espécie de ícone de uma nova era.
da pintura moderna, Anita Malfatti suscitou enorme polêmica ao expor suas tintas expressionistas no Brasil do começo do século XX. As duras críticas que recebeu, principalmente do célebre escritor - então jornalista - Monteiro Lobato, a transfromaram em uma espécie de ícone de uma nova era.Prontamente defendida e adotada por aqueles que seriam os pilares da construção de uma visão modernizadora de nossa cultura, os futuros modernistas Mário e Oswald de Andrade, Tarsilia do Amaral e Menotti Del Picchia, Anita tinha a aousadia de fugir das amarras sociais que cerceavam a mulher da época e se colocar na posição de vanguarda ao retratar - de maneira distante do academicismo em voga - personagens marginalizados dos centros urbanos.
Com a exposição Anita Malfatti - 120 Anos de Nascimento, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma seu compromisso com a democratização e acesso à cultura, oferecendo a seu público a oportunidade de admirar a obra desta que e considerada uma das maiores pintoras brasileiras.
Centro Cultural Banco do Brasil

31 de julho a 26 de setembro de 2010
terça a domingo, 9h às 21h
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Informações:(21) 3808-2020
bb.com.br/cultura - twitter.com/ccbb_rj
Entrada franca


0 comentários:
Postar um comentário