RSS

PÃO DA CERTEZA

Contam que após o final da segunda grande guerra mundial, centenas de milhares de órfãos ficaram vagando pelas ruas, e uma grande corrente mundial de solidariedade se apressou em abrigá-los em orfanatos criados pelas instituições da época. Crianças tristes, assustadas, perdidas em pesadelos, sons de bombas e muita saudade.

Um dos grandes problemas que se repetia em todos os orfanatos semelhantes, era a dificuldade dessas crianças dormirem a noite, muitas nem conseguiam dormir, revirando a noite inteira na cama, outras gemendo, mas todas, sem exceção, dormiam muito mal. Foi um psicólogo que trabalhava em um desses centros que descobriu a causa dessa insônia e mandou distribuir todas as noites, um pão para cada criança. E assim, cada criança dos orfanatos de guerra, passaram a dormir abraçadas com um pedaço de pão, e o sono vinha fácil, e elas dormiam tranqüilas.

O psicólogo descobriu que o maior medo das crianças durante a guerra era passar fome, a incerteza de não ter o que comer no dia seguinte, já que não haviam alimentos sobrando, tudo era muito difícil. Ao devolver a criança a certeza de que não haveria falta do alimento, através do pedaço de pão a noite, o psicólogo removeu a preocupação, e a criança pode repousar.

Nos dias atuais, muita gente não dorme com medo do dia seguinte, com medo de faltar o pão para os filhos, de faltar o dinheiro para cobrir o cheque que anda vencendo, a prestação da casa que já anda se acumulando, e outras dívidas. Some-se o medo do desemprego, da violência gratuita das grandes cidades, das drogas, dos vícios que estamos todos sujeitos, o desamor, a traição, e um sem número de problemas que vamos vivenciando como se estivéssemos em plena Guerra, e assim, muitos não tem nem dormido.

Quero hoje, te oferecer um pedaço de pão, para que você durma agarrado com essa CERTEZA de que nada irá te faltar, de que você será capaz de resolver os problemas que com certeza chegarão. Esse pão não embolora, não azeda e não falha, é alimento para a eternidade, e quando você aceitá-lo, quando você disser que quer esse pão, que agarrar com a alma e viver com ele, jamais terá fome, nem sede, nem medo que te afaste dos seus objetivos e seus sonhos serão cada vez mais bonitos e verdadeiros.

Aceite este Pão de verdade,
ele é recheado de luz,
é o pão que sempre sacia,
é o pão da partilha,
esse pão é Jesus.
(Paulo Roberto Gaefke)

0 comentários: